top of page

SOBRE

HISTÓRIA

A Guarda Civil Municipal de São João de Meriti teve sua criação instituída pela Lei Complementar nº 015 de 18 de fevereiro de 1998, quando foram organizados os seguintes Grupamentos: Grupamento  Especial de Operações, Grupamento Especial de Trânsito, Grupamento Especial de Ronda Escolar e Grupamento Especial de Patrulhamento com Cães, tendo em seu início a previsão de 200 Guardas, porém sendo o quadro preenchido com 178 Guardas, sendo 24 mulheres e 154 homens .

 

No dia 27 de dezembro de 2001, foi promulgada a Lei nº 1161 que deu nova redação à Lei nº 1015 de 09 de junho de 1999  constituindo o Regulamento Disciplinar da Guarda Civil Municipal, que determina condutas, competências e hierarquias no âmbito da instituição.  

 

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de São João de Meriti tem em sua Cúpula de Comando, apenas guardas de carreira, organizada da seguinte forma: Superintendente GCM Worton Câmara França Júnior, Subcomandante GCM Romeu de Freitas Valente, Coordenadora Administrativa GCM Joelma Batista de Oliveira, Diretor Operacional GCM Adilson dos Santos Mendes, Diretor de Ensino GCM André de Souza Pereira, Diretor de Planejamento GCM Carlos Arthur Leite Peixoto, Diretor de Aprovisionamento GCM João Luis Ferreira dos Santos, além de Coordenadores, Inspetores, Subinspetores e Supervisores.

 

 Exercem, ainda a GCM – SJM, suas competências através da Coordenadoria dos Grupamentos de Trânsito – Coordenador Júnior, Ronda Escolar – Coordenador Linhares, Ambiental – Coordenador Teles e Grupamentos Operacionais, tendo em seu efetivo total o nº de 129 Guardas Civis.

 

A Guarda Civil Municipal de São João de Meriti há quinze anos vem atuando no Município prestando relevantes serviços à sua Prefeitura, assim bem como aos cidadãos meretienses e afins, no sentido de promover a proteção de bens, serviços e instalações, conforme preceitua o § 8º do Artigo 144 da Constituição Federal de 1988, frisando que este Artigo trata da Segurança Pública, como dever do Estado, ou seja, um dever da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios, todos autônomos, de acordo com o Artigo 18 do mesmo diploma legal já mencionado.

 

 

OPERAÇÕES

 

     Nosso Patrono
 
José de Amorim Pereira
 

            Ao homem que tem, por sua profissão, amor e dedicação, está reservado um lugar de destaque nas gerações futuras. Assim ocorreu com o Sr. Prefeito José de Amorim Pereira, que , dedicando-se desde a mais tenra idade à sua profissão, o fez de modo a se destacar entre seus pares, principalmente pelo modo com que defendeu e lutou por suas idéias. Legou a todos nós, exemplos marcantes de despreendimento, competência e dedicação e, mais ainda, deixou uma série de pensamentos que devem ser do conhecimento de todos os guardas civis municipais.Ao autor da Lei de Nº015 de 18 de Fevereiro de 1998, "LEI DE CRIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DE MERITI".

Formação

A primeira formatura do ano marca o início da nossa formação

 

QUATORZE DE JUNHO DE 1999 - A ansiedade que envolve os futuros alunos assemelha-se à experimentada pelos cavaleiros medievais nas noites de vigília que procediam os combates., o Pátio do CIEP 132 Dom João Bosco, acolhe perfilados, em lugar de destaque, brasileiros que sonham com este momento de vibração máxima e recordação eterna.

 

"Tudo começou com a realização deste sonho..."

 

Da Formação o Alicerce

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um marco, uma data especial. Um dia inesquecivel, o qual marca a confirmação e consolidação de um trabalho realizado durante três meses a fim de não tão somente formar os Guardas Municipais, mas antes de tudo, cidadãos. 

Familiares se fizeram presentes em nossas vidas nesse período de formação.Sempre postados ao nosso lado lá estavam. Prestaram apoio incondicional, não nos permitiram desistir, agindo de maneira a soerguer nossa moral e dignificar nosso caráter. Por estes motivos agradecimentos aos pais, avós, esposas e maridos, filhos, parentes e namoradas e ou namorados.

 

Formatura e Nomeação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESPEDIDA DE UM ALUNO

 

       " Simplesmente acabou. No semblante de cada um de nós, a alegria e satisfação de deixar este lugar, que imaginávamos ser em vão. Todavia, não foram as horas de ordem unida, instrução em sala de aula apenas um instrumento de educação.Um ano dificil, onde aprendemos muito com o convivio com o próximo, sobre exames de consciência e dever a se cumprir. Se alguém veio imaturo, está saindo maduro. Se covarde fosse, hoje corajoso é. Se desleixado era, não mais o será.

          Diante da era da anarquia, somos utopia buscando um amanhã melhor.Já é chegado o momento de se dar um basta neste consumo de almas que vive a sociedade atual. Aprendemos que podemos mais, que juntos somos fortes, que o futuro não tem dono, mas que o presente é nosso."

"Há dois tipos de pessoa que vão te dizer que você não poderá fazer a diferença neste mundo: as que têm medo de tentar e as que têm medo de que você tenha sucesso"

Worton Camara França Júnior - Superintendente da Guarda Civil Municipal

bottom of page